BIG DATA: UMA VISÃO SISTÊMICA

  • Alexandro Junior Dóro UNILAGO
  • Marcelo Leonardo Tavares UNILAGO
  • Lidiane Muniz Frigo UNILAGO
  • Ana Paula Garrido de Queiroga UNILAGO
  • Luciene Cavalcanti Rodrigues FATEC | IFSP
Palavras-chave: : Big Data; Zettabyte; Internet das Coisas; Rede; Bytes.

Resumo

Big Data é um novo conceito que chega para revolucionar a relação das empresas com seus consumidores. A produção de dados pela sociedade aumenta em níveis exponenciais, chegando atualmente a um zettabyte de dados produzidos diariamente, a grande maioria através de e-mails, em redes sociais – como Twitter, Facebook, Linkedin -, através do Global Positioning System (GPS) dos milhões de aparelhos celulares e da Internet das Coisas, em que as máquinas estão conectadas à Rede produzindo milhares de bytes de dados a cada segundo (Pereira, 2016). Porém, é preciso muita atenção quanto à privacidade e o direito da informação, pois a tendência atual é que com o Big Data as fronteiras entre dados públicos e privados diminuam significativamente. E as empresas que forem capazes de dominar todos estes dados e informações, dominarão o mercado empresarial público e privado.

Publicado
2018-05-24
Edição
Seção
Artigos