FOCO E ESCOPO

A Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates, em versão exclusivamente eletrônica, de orientação pluralista, publica trabalhos científicos de colaboradores nacionais ou estrangeiros que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, nas áreas de Engenharia e Tecnologia.

A Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates tem por objetivo a difusão e divulgação dos resultados das atividades de estudos, pesquisas, extensão, resenhas acadêmicas e demais atividades desenvolvidas na instituição ou em outras instituições parceiras através de seus colaboradores.

A Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates é uma publicação anual dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da União das Faculdades dos Grandes Lagos. Será composta por:

I - Artigos de revisão e original;

II – Resenhas;

III – Resumos.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Art. 1 - Serão aceitos trabalhos inéditos, nas áreas de Engenharia e Tecnologia - devem ser enviados ao Conselho Editorial, de acordo com as normas editoriais.

  • 1º - Os textos para a Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates podem ser enviados a qualquer tempo, obedecidas as normas estabelecidas pelo Conselho Editorial.
  • 2º - Os textos enviados à Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates serão submetidos aos pareceristas da área de conhecimento do artigo, sem identificação do autor. Se o texto envolver diversas áreas, ele será submetido a todos os pareceristas das áreas envolvidas.
  • 3º - Ao enviarem os textos para apreciação pelo Conselho Editorial da Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates, os autores declaram concordar com este regulamento e autorizam a publicação de seus textos, sem qualquer ônus para a instituição.

Art. 2 - Dentre os critérios de avaliação, destacam-se a adequação à linha editorial, a relevância do tema e o potencial para publicação.

Art. 3 - A autoria dos textos enviados para apreciação, durante o processo de avaliação, será mantida em sigilo.

  • 1º - O autor será comunicado do resultado da avaliação do seu trabalho em até 60 (sessenta) dias.

Art. 4 - Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates.

  • 1º - O autor é responsável legal e administrativamente, por qualquer infração à Lei de Direitos Autorais.

Art. 5 - A critério do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates, poderão ser aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira.

Art. 6 - A aprovação dos artigos não implica a publicação imediata dos mesmos, podendo ser publicados em edições subsequentes, a critério do Conselho Editorial.

Art. 7- Os autores somente poderão ter até cinco trabalhos publicados em um mesmo número da Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates.

Art. 8 - Os textos originais deverão respeitar as normas de publicação sob pena de serem rejeitados.

Art. 9 - A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.

PERIODICIDADE

Anual.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

EXPEDIENTE

Editores Gerentes

Editor Nato: Prof. Dr. Eduardo Meireles – Fatec Catanduva-SP/ Unilago/ UEMG/ UNICAMP

Editora Convidada: Profa. Dra. Luciene Cavalcanti Rodrigues – FATEC/ IFSP

Periodicidade da Publicação

Anual

 

ISSN

2525-9210

Idiomas para Publicação

Português ou Inglês

 

Instituição Responsável pela Publicação

UNILAGO - União das Faculdades dos Grandes Lagos

Rua Dr. Eduardo Nielsem, 960 Jd. N. Aeroporto CEP 15030-070 - São Jose do Rio Preto / SP Fone: 17 3354-6000

 

Projeto Gráfico e Diagramação

Profa. Esp. Ana Paula Garrido de Queiroga – UNILAGO

Prof. Esp. Ricardo Reina – UNILAGO

DIRETRIZES PARA AUTORES

DO MATERIAL A SER APRESENTADO

1. DA FORMATAÇÃO DO TEXTO

Os textos devem ser enviados em WORD de acordo com as seguintes normas: fonte Texto (fonte Calibri), tamanho 11, justificado, sem tabulação ou espaços no início dos parágrafos, mantendo espaçamento 1,15 entre linhas.

A configuração de pagina exigida é:

a) Formato do Papel: A4;

b) Margens: Margens laterais, inferior e superior de 2,0cm.

2. DA IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR E TÍTULO DO TRABALHO

O título do trabalho deve ser escrito da seguinte maneira: Fonte Calibri, tamanho 16 e centralizado.

O título em inglês deve ser escrito da seguinte maneira: Fonte Calibri, tamanho 14 e centralizado.

O nome do autor deve ser escrito da seguinte maneira: Fonte Calibri, tamanho 11, centralizado, com nota de fim de texto identificando a titulação e a vinculação profissional do autor.

3. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

3.1.ARTIGO

O artigo deverá ter o mínimo de 10 e o máximo de 15 laudas, sendo acompanhado de resumo e de abstract de no máximo 210 palavras cada e de cinco palavras-chave em português e inglês.

Esses dados deverão constar no parágrafo abaixo do nome do autor e antes do início do texto.

3.2.RESENHA

As resenhas devem ter como objeto obras que o autor da colaboração considere relevante e devem apresentar como título a referência bibliográfica da obra resenhada, mencionando-se inclusive o número de páginas. A resenha não poderá ultrapassar o limite máximo de 03 laudas e deve utilizar como base estrutura descrita acima.

As resenhas podem ser de livros publicados no Brasil nos dois anos anteriores, contados a partir da data de apresentação da resenha, ou, se publicados no exterior, nos quatro anos anteriores, contados da mesma forma.

3.3.RESUMO

Os graduados e/ou os professores dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção ficarão responsáveis pela preparação e publicação de Sínteses dos Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos que forem atribuídas notas iguais ou maiores que 9 (nove), Iniciações Científicas e Trabalho Interdisciplinares.

O resumo não poderá ultrapassar o limite máximo de 03 laudas e deve utilizar como base estrutura descrita acima.

3.4.BIBLIOGRAFIA

A bibliografia deve obedecer às normas da ABNT, ser composta somente pelas referências efetivamente utilizadas e estar posicionada após as notas de fim de texto.

Embora o Conselho Editorial possa providenciar a revisão das referências bibliográficas, a exatidão sobre suas informações é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) dos textos.

a) NOTAS - As notas de fim de texto deverão possuir caráter explicativo. Essas notas deverão aparecer antes da bibliografia somente quando estritamente indispensáveis.

b) CITAÇÕES DIRETAS - As citações diretas com mais de três linhas devem aparecer separadas do texto, com espaço simples entre linhas e com margem esquerda de 4 cm.

c) REFERÊNCIAS: As referências utilizadas para indicar as citações diretas e indiretas devem aparecer no corpo do texto, seguindo o critério autor-data: (SOBRENOME, ano: página).

d) ILUSTRAÇÕES, IMAGENS E GRÁFICOS - As ilustrações, imagens e gráficos devem ser enviadas dentro dos textos.

I. DO CONSELHO EDITORIAL

É de competência do Conselho Editorial a decisão referente à publicação das contribuições recebidas.

As contribuições serão publicadas somente após parecer favorável do conselho consultivo.

II. DAS RESPONSABILIDADES DO(S) AUTOR(ES)

As afirmações e opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial responsável pela publicação da Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates.

O(s) autor(es) de artigo deve(m) encaminhar declaração com autorização para publicação, declaração de originalidade e de concessão de direitos autorais.

Exemplo

São José do Rio Preto, 01 de janeiro de 2016.

Ao Conselho Editorial,

Eu, _________________, autorizo a publicação do texto (citar o título) na Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação on line. Declaro que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação e que os direitos autorais sobre ela não foram anteriormente cedidos à outra pessoa, física ou jurídica.

Declaro que transfiro a Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates o direito de publicação on line, não podendo reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, qualquer remuneração ou indenização, a que título seja, pela publicação on line.

Assim sendo, firmo que a presente declaração é expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.

Nome: (completo) CPF ou RG: (indicar o CPF ou o RG) Endereço: (citar por completo, inclusive telefone) E-mail: (citar o do responsável quando se tratar de mais de autor).

4. DA REVISTA

A Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates não veicula conteúdos preconceituosos ou que firam a integridade das pessoas, nem apresenta textos de cunho partidário.

A Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates pretende atuar na divulgação do conhecimento acadêmico, seja ele científico, cultural ou fruto de experiências vivenciadas.

5. DA SUBMISSÃO DO MATERIAL

O material para publicação na Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates deverá ser encaminhado via sistema informatizado, acessado através do site da Instituição www.reeed.com.br.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. A formatação: fonte Texto (fonte Calibri), tamanho 11, justificado, sem tabulação ou espaços no início dos parágrafos, mantendo espaçamento 1,15 entre linhas.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

- Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Engenharia Estudos e Debates.

- O autor é responsável legal e administrativamente, por qualquer infração à Lei de Direitos Autorais.

- A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.